Processos de
Ação Coletiva
A tomada de decisão sobre usos da terra envolve uma diversidade de partes, incluindo quem vive e trabalha na terra e quem opera ao longo da cadeia de valor.
Processos estruturados de tomada de decisão ajudam a gerar resultados positivos para os envolvidos – e podem se materializar na forma de acordos voluntários e políticas públicas orientadas a paisagens regenerativas.
Na Olab, apoiamos a tomada de decisão como parte de um processo maior que chamamos Processo de Ação Coletiva.
Design
Nossa abordagem envolve uma preparação de qualidade, feita sob medida para cada necessidade, com refinamento dos objetivos e visão das partes interessadas.
Decision-making
Guiamos a governança e tomada de decisão em ambientes complexos multi stakeholder.
Agregamos dados e integramos pessoas, conteúdos e conhecimento técnico que levam a melhores decisões.
Delivery
O processo é conduzido de forma inovadora e orientada para entregas de qualidade.
Apoiamos a entrega de acordos voluntários, padrões setoriais e políticas públicas.
Soluções
Criamos soluções para cada contexto e necessidade integrando nossas expertises.
Estratégia
Políticas públicas e acordos setoriais
Planejamento estratégico
Teoria de mudança
Desenvolvimento organizacional e de times
Facilitação
Governança de fóruns multissetoriais
Diálogos multistakeholders
Hosting de fóruns internacionais
Moderação de mesas redondas
Inteligência
Pesquisas e avaliações participativas
Estudos e análises para tomada de decisão
Sistemas de monitoramento e avaliação
Análises quantitativos e de fluxos financeiros
Paisagens regenerativas
A Olab atua nas interfaces entre food & forests, fomentando paisagens regenerativas, sistemas prósperos em que as necessidades das pessoas e do planeta estão integradas.
A abordagem de paisagem considera as pessoas que vivem e interagem com a terra e suas relações – sociais, econômicas e espirituais. Paisagens regenerativas geram resultados positivos para o ambiente, incluindo solo, água e biodiversidade.
Dada a combinação única entre terra, clima e pessoas, Brasil e América Latina tem um papel chave na agenda global dos sistemas alimentares e soluções baseadas na natureza.
Sistemas
Alimentares
Os Sistemas Alimentares são a interconexão entre produção, transporte, processamento, marketing, consumo e descarte – elementos da cadeia de valor que precisam ser trabalhados de forma integrada para o acesso a alimentos saudáveis para a população global em crescimento.
Os sistemas alimentares são fundamentais pelo papel que exercitam na segurança alimentar e nutricional; na geração de trabalho; e na preservação e na promoção de cultura e de tradição.
Soluções baseadas
na Natureza
Bioeconomia, restauração de biomas e captura de carbono são campos promissores e em expansão que requerem resultados escaláveis e sustentáveis.
Soluções baseadas na Natureza (NbS em inglês) representam uma fronteira emergente de oportunidades e inovação no ambiente de negócios, políticas públicas e atuação das ONGs ao endereçar importantes desafios sociais e ambientais do nosso tempo – como mudanças climáticas e biodiversidade.
Uso da Terra
A efetiva aplicação de dados, políticas públicas e processos de ação coletiva possibilita o melhor uso da terra tanto para produção de alimentos quanto conservação dos biomas.
Inteligência territorial e tomada de decisões no âmbito nacional, subnacional e local é um caminho para a construção de paisagens onde pessoas e ambiente natural prosperem.
Entendemos ‘uso da terra’ como um processo de tomada de decisão sobre a alocação ótima da terra entre diversos interesses, incluindo serviços ambientais e necessidades humanas.